meireles

Dicas & InspiraçãoGuia de Remoção de Nódoas

 

 Atenção: Estes conselhos só podem ser aplicados em peças de roupa que possam ser lavadas e de acordo com a informação da etiqueta da peça. Antes de usar solventes deve-se testar a resistência das cores aplicando o produto numa parte não visível da peça e observando como o tecido se comporta. No final de utilizar o conselho dado deverá passar a zona tratada por água corrente e lavar a peça na máquina ou à mão conforme as indicações de lavagem aconselhadas pelo fabricante.

Alcatrão
Nódoa fresca: usar benzina ou tricloroetileno.
Nódoa seca: amolecer com óleo ou manteiga e, em seguida, remover a nódoa.

Batom
Usar água e sabão, ou água e lixívia, ou limpar com benzina ou água oxigenada, dando pequenas pancadinhas sem esfregar.

Café
Pôr imediatamente de molho em água fria e, em seguida, lavar da forma habitual.

Cerveja
Lavar em água tépida e álcool (1 colher para cada meio litro).

Esferográfica
Limpar com uma bola de algodão hidrófilo embebido numa solução de álcool desnaturado ou de vinagre.

Ferrugem
Em lã e seda: limpar sem esfregar, dando pequenas pancadinhas, com uma solução constituída por uma parte de amoníaco e seis partes de água. Em algodão: limão quente.

Gelado
Nódoa fresca: água fria.
Nódoa seca: 10 g de bórax (borato hidratado de soda) por cada litro de água; deixar de molho.

Humidade
Usar água com uma colher de chá de sal de amoníaco e uma colher de chá se sal fino de cozinha, estender sobre a nódoa e deixar secar ao ar.

Licores
Água tépida. Para terminar, usar água e amoníaco.

Ovo
Água fria e sabão, ou água fria e amoníaco.

Pastilha-elástica
Passar um cubo de gelo.

Perfume
Limpar com água oxigenada e água, dando pequenas pancadinhas sem esfregar, deixar de molho com água e vinagre.

Relva
Em algodão: limpar com sumo de limão e sal, e deixar secar ao sol.
Em seda: usar água oxigenada a 2% e deitar, gota a gota, um pouco de amoníaco.

Sangue
Usar água fria ou água tépida e ácido tartárico.

Suor
Limpar sem esfregar, dando pequenas pancadinhas, com água e amoníaco, pôr de molho em água destilada e, em seguida, numa solução de três partes de água e três partes de amoníaco, e, por fim, proceder da forma indicada acima.

Tintura de iodo
Limpar sem esfregar, dando pequenas pancadinhas, com amoníaco.

Tomate
Nódoa fresca: água quente e amoníaco.
Nódoa seca: água oxigenada e amoníaco.

Verniz
Colocar por baixo da zona da nódoa um pano seco, limpar, dando pequenas pancadinhas, com éter, em seguida, com essência de terebintina. Se a nódoa já estiver seca, amolecer primeiro com óleo.

Molho de carne
Esfregue a nódoa com água tépida e sabão em barra, ou com detergente líquido, e depois lave com um detergente que contenha agentes branqueadores. Em casos muito difíceis esfregue Benzina, enxagúe com água e sabão e lave de seguida com o seu detergente habitual.

Leite / natas
Lave o tecido com água morna e sabão e depois enxagúe a nódoa com uma solução de água e água oxigenada em partes iguais. Passe por água e lave como habitualmente.

Gordura
Retire primeiro o excesso com um pano absorvente, ou em alternativa use pó de talco e espere que a gordura seja absorvida para o escovar em seguida. Esfregue a nódoa com sabão humedecido em água morna, se já tiver secado deixe de molho numa solução de água morna e sabão durante 1 hora e depois lave de seguida como habitualmente. As nódoas difíceis devem ser tratadas com benzina (um solvente gordo), antes da lavagem normal.

Doces e compotas de fruta
Primeiro retire com uma colher a maior quantidade possível de doce do tecido. Para limpar o resto, molhe a nódoa com água e depois esfregue-a com uma mistura de álcool e água em partes iguais. Se já estiver seca amoleça-a primeiro em água morna e de seguida esfregue-a com uma escova. Passe de seguida com álcool ou água oxigenada conforme a natureza do tecido e lave como habitualmente.

Chocolate
Retire o excesso, depois esfregue com uma solução de água morna e sabão e lave de seguida normalmente. Se o chocolate for muito gordo (com uma grande percentagem de manteiga de cacau) ou mousse de chocolate, esfregue a nódoa com água morna e sabão e antes de lavar aplique álcool ou água oxigenada.

Frutas
Enxagúe imediatamente em água fria, depois lave a nódoa com água e sabão. Nódoas que tenham secado devem ser dissolvidas com uma solução de glicerina e água morna em partes iguais. Deixe a nódoa embebida nesta solução durante 1 hora e depois lave na máquina.
Em alternativa pode aplicar água oxigenada de 10 volumes numa solução de 1 parte para 3 de água e de seguida lavar à mão ou à máquina conforme a etiqueta da roupa.

Beterraba
Mergulhe a parte que está atingida em água fria e deixe-a assim durante 30 minutos ou mais. Depois deite um pouco de detergente líquido (por exemplo, detergente de lavar louça à mão ou detergente de roupa líquido) na mancha, esfregue e lave de seguida na máquina com o seu detergente habitual.

Cera
Colocar um guardanapo ou um papel absorvente em ambas as superfícies do tecido e passar a ferro

Informação para o utilizador

Redes sociais