História

ANOS

30
text
  • Fundação da empresa no nº 35 da rua Barão de S. Cosme no Porto por António Meireles.
  • Fabrico do primeiro fogão eléctrico feito de raiz em Portugal.

ANOS

40
text
  • Diferenciação da marca através da tecnologia, graças ao isolamento térmico utilizado na altura, os fogões Meireles consumiam menos energia, factor que fazia com que a empresa contasse com 2.000 clientes e uma rede de revendedores.

1946

  • Início do fabrico dos primeiros produtos industriais que incluíam fogões industriais eléctricos, fornos, estufas eléctricas e banhos-maria.

ANOS

50
text
  • Meireles passa a oferecer assistência técnica gratuita a todos os seus clientes como estratégia de diferenciação da sua concorrência.
  • Aumento da procura de fogões a gás, a António Meireles reune as condições necessárias e fabrica o primeiro fogão a gás feito em Portugal.

ANOS

60
text
  • Ampliação das instalações com o aluguer do armazém do n. 18 da Rua Barão S. Cosme.
    Alargamento da gama industrial ao gás, a empresa passa a ter condições para o equipamento de cozinhas de grandes obras tais como escolas, hospitais e hotéis.
  • Início do fabrico de fogões industriais de grandes dimensões que conjugavam módulos a gás e a electricidade, banhos-maria e fornos de grandes dimenões, integrados em bancadas de aço inox complementadas com torneiras e pios.
  • Empresa dá os primeiros passos no fabrico em série que potencia rapidamente o seu crescimento.

ANOS

70
text
  • A empresa altera a sua forma jurídica, passando a ser uma sociedade por quotas.
  • Aumenta consideravelmente o seu volume de negócios com base no aumento da produção e no desenvolvimento de modelos com maior qualidade e mais acessíveis.

ANOS

80
text
  • Mudança de instalações para zona industrial de Gandra, freguesia do concelho de Paredes, passando a contar com uma área de 14.000m², onde iniciou o fabrico com 3000 unidades de fogões por ano.
  • Surgem os primeiros clientes de exportação na Galiza.
  • Início da representação exclusiva em Portugal da marca de encastráveis italiana Nardi.
  • A empresa chega aos 20.000 fogões por ano no final da década de 80.

ANOS

90
text
  • Empresa atinge uma produção anual de 65.000 fogões e uma quota de mercado de 24% no mercado de fogões em Portugal.

1995 – Implementação da política de qualidade na empresa.

1996 – Constitui-se sociedade anónima e abre o capital ao exterior, passando a contar com a participação da sociedade italiana – Nardi Elettrodomestici S.p.A., no seu capital social.

  • Inicia a exportação para novos mercados, para além do mercado Ibérico, de onde se destaca o Médio Oriente.

ANOS

2000
text
  • Consolidação da marca Meireles no mercado Português, com a obtenção da liderança incontestável no mercado de fogões e uma forte aposta na exportação. Empresa atinge as 80.000 unidades de fogões produzidas por ano, e os 220 colaboradores e mais de 2 milhões de clientes dos seus produtos.
  • Início da produção de placas de encastre a gás e vitrocerâmicas.

2007

  • A António Meireles abre em parceria com uma empresa de mobiliário uma sociedade de trading em Angola.
  • Aposta na diversificação de negócios e decide criar a divisão Meireles Energia, vocacionada para as energias renováveis uma aposta complementar ao equipamento de todo o tipo de cozinhas industriais.
  • Dá continuidade ao projecto de internacionalização e abre, em conjunto com a Nardi Electrodomestici S.p.A., uma unidade produtiva na Polónia de placas a gás e vitrocerâmicas.
  • Alargamento da gama Meireles para máquinas de lavar roupa e louça.

ANOS

2010
text
  • A empresa atinge a liderança do mercado de fogões em Espanha 2010.
  • A Meireles consolida a sua liderança para uma quota de mercado de 36% e aumenta o diferencial para a sua concorrência directa de forma substancial, tornando-se a marca mais notória em fogões no mercado nacional.
  • Alargamento da gama da Meireles a frio que inclui frigoríficos e combinados.
  • Introdução de linha de encastre com marca Meireles no mercado espanhol.
  • A empresa atinge a liderança do mercado de fogões em Espanha 2010.
  • A Meireles consolida a sua liderança para uma quota de mercado de 36% e aumenta o diferencial para a sua concorrência directa de forma substancial, tornando-se a marca mais notória em fogões no mercado nacional.

2011 – Comemoração do 80º Aniversário da empresa.

  • Lançamento de encastre com marca Meireles no mercado português com uma linha de fornos e placas específica para o mercado nacional.