ANOS
30
text
- Fundação da empresa no nº 35 da rua Barão de S. Cosme no Porto por António Meireles.
- Fabrico do primeiro fogão eléctrico feito de raiz em Portugal.
ANOS
40
text
- Diferenciação da marca através da tecnologia, graças ao isolamento térmico utilizado na altura, os fogões Meireles consumiam menos energia, factor que fazia com que a empresa contasse com 2.000 clientes e uma rede de revendedores.
1946
- Início do fabrico dos primeiros produtos industriais que incluíam fogões industriais eléctricos, fornos, estufas eléctricas e banhos-maria.
ANOS
50
text
- Meireles passa a oferecer assistência técnica gratuita a todos os seus clientes como estratégia de diferenciação da sua concorrência.
- Aumento da procura de fogões a gás, a António Meireles reune as condições necessárias e fabrica o primeiro fogão a gás feito em Portugal.
ANOS
60
text
- Ampliação das instalações com o aluguer do armazém do n. 18 da Rua Barão S. Cosme.
Alargamento da gama industrial ao gás, a empresa passa a ter condições para o equipamento de cozinhas de grandes obras tais como escolas, hospitais e hotéis. - Início do fabrico de fogões industriais de grandes dimensões que conjugavam módulos a gás e a electricidade, banhos-maria e fornos de grandes dimenões, integrados em bancadas de aço inox complementadas com torneiras e pios.
- Empresa dá os primeiros passos no fabrico em série que potencia rapidamente o seu crescimento.
ANOS
70
text
- A empresa altera a sua forma jurídica, passando a ser uma sociedade por quotas.
- Aumenta consideravelmente o seu volume de negócios com base no aumento da produção e no desenvolvimento de modelos com maior qualidade e mais acessíveis.
ANOS
80
text
- Mudança de instalações para zona industrial de Gandra, freguesia do concelho de Paredes, passando a contar com uma área de 14.000m², onde iniciou o fabrico com 3000 unidades de fogões por ano.
- Surgem os primeiros clientes de exportação na Galiza.
- Início da representação exclusiva em Portugal da marca de encastráveis italiana Nardi.
- A empresa chega aos 20.000 fogões por ano no final da década de 80.
ANOS
90
text
- Empresa atinge uma produção anual de 65.000 fogões e uma quota de mercado de 24% no mercado de fogões em Portugal.
1995 – Implementação da política de qualidade na empresa.
1996 – Constitui-se sociedade anónima e abre o capital ao exterior, passando a contar com a participação da sociedade italiana – Nardi Elettrodomestici S.p.A., no seu capital social.
- Inicia a exportação para novos mercados, para além do mercado Ibérico, de onde se destaca o Médio Oriente.
ANOS
2000
text
- Consolidação da marca Meireles no mercado Português, com a obtenção da liderança incontestável no mercado de fogões e uma forte aposta na exportação. Empresa atinge as 80.000 unidades de fogões produzidas por ano, e os 220 colaboradores e mais de 2 milhões de clientes dos seus produtos.
- Início da produção de placas de encastre a gás e vitrocerâmicas.
2007
- A António Meireles abre em parceria com uma empresa de mobiliário uma sociedade de trading em Angola.
- Aposta na diversificação de negócios e decide criar a divisão Meireles Energia, vocacionada para as energias renováveis uma aposta complementar ao equipamento de todo o tipo de cozinhas industriais.
- Dá continuidade ao projecto de internacionalização e abre, em conjunto com a Nardi Electrodomestici S.p.A., uma unidade produtiva na Polónia de placas a gás e vitrocerâmicas.
- Alargamento da gama Meireles para máquinas de lavar roupa e louça.
ANOS
2010
text
- A empresa atinge a liderança do mercado de fogões em Espanha 2010.
- A Meireles consolida a sua liderança para uma quota de mercado de 36% e aumenta o diferencial para a sua concorrência directa de forma substancial, tornando-se a marca mais notória em fogões no mercado nacional.
- Alargamento da gama da Meireles a frio que inclui frigoríficos e combinados.
- Introdução de linha de encastre com marca Meireles no mercado espanhol.
- A empresa atinge a liderança do mercado de fogões em Espanha 2010.
- A Meireles consolida a sua liderança para uma quota de mercado de 36% e aumenta o diferencial para a sua concorrência directa de forma substancial, tornando-se a marca mais notória em fogões no mercado nacional.
2011 – Comemoração do 80º Aniversário da empresa.
- Lançamento de encastre com marca Meireles no mercado português com uma linha de fornos e placas específica para o mercado nacional.