Projetos

Designação do projeto| Expansão internacional dos negócios da António Meireles

Código do projeto| POCI-02-0752-FEDER-041678

Objetivo principal| Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção| NORTE

Entidade beneficiária| António Meireles, S.A.

Data de aprovação| 2019-04-09

Data de início| 2018-10-17

Data de conclusão| 2020-10-16

Custo total elegível| 427.573,79 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 192.408,21 EUR

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

A ANTÓNIO MEIRELES S.A. (doravante também designada por “ANTÓNIO MEIRELES”, “Promotor” ou “Empresa”) é uma sociedade anónima, com sede em Paredes, que nasceu em julho de 1974. A Empresa exerce a atividade de fabrico de eletrodomésticos e aparelhos não elétricos para uso doméstico.

No pré-projeto, a Empresa destinava aos mercados internacionais mais de 35% do seu Volume de Negócios, apresentando um Volume de Negócios Internacional de Euro 7.598.693,00, através da exportação para os mercados de Espanha, Itália e Angola.

Tendo em vista solidificar a sua posição nos mercados externos, a Empresa definiu o presente projeto de investimento, tendo por base, entre outros, os objetivos de (i) apostar nos seus Recursos Humanos, (ii) aumentar as exportações, (iii) apostar no departamento de I&D, (iv) estar presente, até 2021 em 39 mercados internacionais e obter um IE de 36,65%, e (v) atingir, até 2021, um volume de negócios de 24 300 000,00€.

Por forma a alcançar as metas preconizadas, o Promotor idealizou, para o projeto em apreço, um plano de ações/ investimentos dos quais se destacam (i) Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas, (ii) Conhecimento de mercados externos e (iii) Prospeção e presença em mercados internacionais.

Deste modo, a Empresa espera alcança um Volume de Negócios Internacional de Euro 8.700.000,00 no ano de pós-projeto.

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DE PROJETO QUALIFICAÇÃO

 

Designação do projeto| Contínua aposta na Qualidade, na Investigação e Desenvolvimento e na Certificação dos Produtos

Código do projeto| POCI-02-0853-FEDER-013090

Objetivo principal| Reforçar a competitividade nas PME

Região de intervenção| Norte

Entidade beneficiária| António Meireles S.A.

Data de aprovação| 26-01-2016

Data de início| 18-09-2015

Data de conclusão| 14-09-2017

Custo total elegível| 321.384,39 EUR

Apoio financeiro da União Europeia| FEDER – 144.622,98 EUR incentivo

 

Síntese do Projeto:

ANTÓNIO MEIRELES, S.A., média empresa, localizada em Paredes, tem como objeto social a produção e comercialização de eletrodomésticos, sendo líder em Portugal no fabrico de fogões a gás, elétricos e mistos para os segmentos doméstico e da hotelaria. A empresa disponibiliza serviços de assistência técnica para a totalidade dos produtos que comercializa, nomeadamente serviços de instalação e serviços pós venda. Em 2014 registou um volume de negócios superior a 19,5 milhões de Euros, com o mercado internacional a representar cerca de 37%, com maior destaque para Espanha com 23,54% e Arábia Saudita com 5,23%, sendo que o restante montante foi exportado para Itália, Índia, Angola, Emiratos Árabes Unidos, Argélia, entre vários outros.

O projeto designado de Contínua aposta na Qualidade, na Investigação e Desenvolvimento e na Certificação dos Produtos., com enquadramento nas Tipologias da Inovação organizacional e gestão, Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos e Qualidade, visa o reforço da capacidade gestionária e de investigação e desenvolvimento de produtos, através da melhoria dos processos e procedimentos, pela implementação de novos métodos organizacionais e da criação de um laboratório de I&D que permitirão ganhos de competitividade e de eficiência, introduzindo práticas inovadoras e centradas na gestão organizacional que possibilitará à empresa adquirir capacidades competitivas que lhe permitam a progressão na cadeia de valor, sustentando o seu crescimento e desenvolvimento, com vista a alcançar os seus objetivos estratégicos que passam pela eficiência produtiva, processual e organizacional e ainda na internacionalização.

Em paralelo com esta candidatura a empresa formalizou candidatura no âmbito do Aviso 19/SI/2015 – QI PME .

Internacionalização, com o propósito de realizar um conjunto de investimentos (Conhecimento de mercados externos, Prospeção e presença em mercados internacionais, Marketing Internacional e Certificações específicas para os mercados externos) que visam a efetiva e eficaz operacionalização da sua estratégia de internacionalização, promovendo assim o sucesso da sua aposta na conquista de novos mercados externos, bem como o crescimento, desenvolvimento e posicionamento numa escala global.